terça-feira, 4 de maio de 2010

Mundo distante

Uma história geralmente começa pelo começo, inicia-se pelo início, aponta de um ponto.
Só que essa história tem um ponto de partida no meio dela.
Eis aqui:

Em um mundo distante, onde o azul do céu reina sobre o verde das árvores, onde o silêncio é o barulho mais apreciado por homens e mulheres, onde o canto dos pássaros ecoa no fundo da alma dos seres, mora Manoela.
A menina não sabe nem quer saber de um mundo diferente deste. Manoela não quer viver longe dali, longe de viver.
Todos os dias, Manoela toma banho de cachoeira, sobe e desce morro, apanha frutos maduros, perambula por entre as árvores imensas que fazem uma sombra gostosa no final da tarde, propícia para um piquenique.
A garota observa a natureza e se vê nela. Manoela é muito esperta, é ainda uma menina mas consegue sentir e pensar como uma mulher. Não vêm ao caso citar a idade de Manu, pois o que significam os números?
Para ela, os números só fazem as pessoas perder tempo com bobagens. Eles existem para distrair a gente de alguma coisa importante que está bem aí na nossa frente, claramente simples, porém as máscaras que são usadas por quem se perdeu da natureza não permitem que sejam vistas. E aí? A gente finge não ver, não entender e, deixa pra lá.
Embora Manu não deixasse nada pra lá, em certas ocasiões a menina era obrigada por sua mãe a fazer algumas coisas contra a sua vontade e era preciso deixar os passeios por entre as folhas de outono caídas no gramado lá de fora para ser 'alguém na vida', um dia.
Mas a garota não entendia, brigava, chorava, reclamava por precisar seguir uma linha, considerada normal para sua mãe. O sonho de Rafaela era vê-la formada, trabalhando em uma firma boa, sendo uma profissional reconhecida, de muito sucesso, ganhando muito dinheiro.
Mas para Manoela ninguém se quer perguntava o que ela sentia. O que ela via.
E a menina foi deixando a mãe e as vontades dela pra lá. Não era uma tarefa simples, muito pelo contrário: por muitas vezes Manu precisou fazer Dona Rafaela chorar, chorar e chorar por dias seguidos, mas de que adiantaria Manoela agradar sua mãe e não viver.
As escolhas de Manoela foram ficando ameaçadas pela saúde de sua mãe, que ficou doente por muitos e muitos anos.
As simples e reais vontades de Manoela foram sendo deixadas pra lá por amor.
E a menina até hoje caminha, corre, tropeça, perambula por entre os girassóis amarelos daquele mundo de lá. Manoela está com quase 20 anos e ainda quer fazer tudo aquilo que sempre quis. Manoela tem uma vida toda pela frente, ela precisa só de um tempo para deixar pra lá um pouco desse amor para conseguir alcançar seu jardim florido, para evoluir e dar uma volta pelo mundo com o mundo nas mãos.

Um comentário:

  1. Linda historia verdadeira de uma Manoela que libertar-se-a um mundo novo! Prestes a acontecer...

    Amei minha querida.
    Muita saudades

    Te amo ;*

    ResponderExcluir